Desenvolvimento do Projeto Executivo das Paredes de Taipa

A TAIPAL atua em todas as etapas do processo, desde o estudo preliminar do projeto de arquitetura até a finalização da obra.

Esse envolvimento global garante melhor desempenho, além da qualidade da arquitetura e construção com a terra enquanto matéria-prima.

Muito além de paredes de terra, o objetivo da TAIPAL é propor soluções para quem deseja habitar um edifício saudável, confortável e sustentável construído com um material natural.

Etapas do Processo:

Compatibilização dos Projetos

(Arquitetura + Estrutura + Instalações + Outros)

 

A TAIPAL possui uma equipe composta por arquitetos, especialistas e construtores com mais de 20 anos de experiência. Um time de profissionais que acumula ‘know how’ e grande capacidade técnica, preparado para assessorar o desenvolvimento dos mais variados projetos.

Reuniões com outros agentes envolvidos na obra. Engloba a apresentação de possibilidades de detalhes construtivos e de soluções para as interfaces com os demais elementos arquitetônicos – por exemplo, a conexão com instalações e estruturas complementares.

A TAIPAL possui uma equipe composta por arquitetos, especialistas e construtores com mais de 20 anos de experiência. Um time de profissionais que acumula ‘know how’ e grande capacidade técnica, preparado para assessorar o desenvolvimento dos mais variados projetos.

Estudo de Viabilidade Construtiva

 

Nesta fase, o objetivo é analisar e definir as soluções mais adequadas ao uso da terra – como material de construção – tendo em vista a viabilidade construtiva e econômica do empreendimento. Considerando o “budget” do projeto bem como os prazos do empreendimento.

Nesta fase, o objetivo é analisar e definir as soluções mais adequadas ao uso da terra - como material de construção - tendo em vista a viabilidade construtiva e econômica do empreendimento.

Coleta de Solos e Análise em Laboratório

 

Antes do início da obra são coletadas amostras das possíveis jazidas de solos a serem usadas, com preferência ao terreno do próprio canteiro.

Cadastramos a localidade e a profundidade com o objetivo de garantir a padronização e a qualidade do fornecimento da jazida de solo.

Os solos coletados são encaminhados para o Laboratório de Solos da ESALQ – USP para caracterização físico-química. Tal análise permite conhecer, com precisão, as características físicas e químicas da terra que será utilizada na construção das paredes.

Objetivo é determinar o traço em função das características do solo e do desempenho das paredes conforme o que foi especificado em projeto.

Coleta de Solos e Análise em Laboratório

Desenvolvimento de Amostras

 

O passo final são os testes de campo com amostras para definir a coloração, textura, lisura, fissuras e outros aspectos relativos à naturalidade do material (terra).

Com o sistema de fôrmas da TAIPAL é possível variar a textura dos moldes, sendo assim construímos amostras com possíveis variações de cores dos solos e texturas para escolha e aprovação da arquitetura e do cliente.

Desenvolvimento de Amostras

Planejamento do Canteiro de Obra

 

Em conjunto com a engenharia da obra é proposto o layout do canteiro para reduzir interferências em outras atividades do canteiro, reduzir riscos de acidentes e assim otimizar a produtividade com o objetivo de cumprir os prazos em acordo com o cronograma da obra.

Planejamento do Canteiro de Obra

Execução e Controle de Qualidade

 

Durante a execução das obras são moldados corpos de prova que posteriormente são ensaiados para determinação da resistência a compressão (MOR) e módulo de elasticidade (MOE), e assim comprovar que foi atingido o desempenho estrutural especificado em projeto.

A TAIPAL utiliza equipamentos próprios desenvolvidos para trabalhar com a terra, como fôrmas metálicas de alta resistência, misturador de pás rotativas, compactador pneumático e uma equipe de profissionais capacitados e com experiência em canteiros de obra de terra, além de um arquiteto técnico em obra de terra presente no canteiro para acompanhar o dia a dia da construção.

Execução e Controle de Qualidade

Pós-obra e Manutenções

 

Duas etapas importantes para o gestor do empreendimento e para o cliente. Está incluso em nossa contratação a devida atenção do pós-obra “imediato”, consideramos o momento em que outros agentes da construção fazem algum tipo de interferência nas paredes de taipa.

Ao final da obra entregamos o “manual de uso e manutenção” das paredes conforme o desempenho definido no projeto executivo. Neste documento o proprietário receberá informações úteis para os cuidados com a limpeza e outras especificidades das paredes de taipa, bem como as periodicidades e procedimentos de manutenções.

Pós-obra E Manutenções