Parabéns aos arquitetos brasileiros Gabriela de Matos e Paulo Tavares pela conquista do Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023.

O pavilhão “Terra” é uma obra inspiradora que celebra as culturas indígenas e quilombolas e a relação sagrada com a terra. Vocês mostraram ao mundo a riqueza e a diversidade da arquitetura brasileira, que é capaz de dialogar com o passado e o futuro, com a tradição e a inovação. Vocês são um orgulho para o Brasil e para a arquitetura!

Brasil vence Leão de Ouro de melhor participação nacional na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023
GALERIA: LUGARES DE ORIGEM, ARQUEOLOGIAS DO FUTURO. © Rafa Jacinto / Fundação Bienal de São Paulo

A exposição “Terra” aborda o tema da terra como um elemento fundamental na formação nacional do Brasil, explorando concepções, imaginação e narrativas relacionadas a ela. A exposição reflete sobre o passado, presente e futuro do país, com foco na terra como centro de discussão, tanto poeticamente quanto fisicamente.

O pavilhão é coberto de terra, proporcionando aos visitantes um contato direto com as tradições indígenas, quilombolas e a prática religiosa do Candomblé.

A exposição também destaca que as terras indígenas e quilombolas são os territórios mais preservados no Brasil, conforme comprovado por pesquisas científicas. Ela aponta para um futuro pós-mudanças climáticas, em que a “decolonização” e a “descarbonização” caminham juntas.

As práticas, tecnologias e costumes relacionados à gestão e produção da terra, assim como outras formas de arquitetura, estão enraizados na terra e carregam o conhecimento ancestral para ressignificar o presente e visualizar futuros alternativos, não apenas para as comunidades humanas, mas também para as não humanas, rumo a um futuro planetário diferente.

Mais informações em:

https://terra.bienal.org.br/

https://www.instagram.com/reel/CsbLPT1MoYN/

fonte: https://terra.bienal.org.br/