O vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2023 é Sir David Alan Chipperfield CH. Reconhecido por sua abordagem que valoriza o patrimônio existente e busca criar diálogos com o tempo e o local, ele concebe estruturas que se destacam por sua durabilidade tanto física quanto cultural. David Chipperfield se torna o 52º agraciado com esse prêmio, que foi estabelecido em 1979. Ele sucede Francis Kéré, premiado em 2022, e Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, laureados em 2021.
A cerimônia de premiação, em homenagem a Sir David Alan Chipperfield, ocorreu em maio deste ano, na cidade de Atenas, Grécia.
Com mais de cem obras construídas em três continentes, que mostram seu compromisso com a presença cívica e a transformação social da arquitetura.
Ele também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, utilizando materiais locais, reciclados ou naturais, e integrando seus projetos à paisagem.
Chipperfield é reconhecido por sua abordagem sutil, discreta e elegante, que respeita o contexto histórico e cultural dos lugares onde intervém.
Destacamos aqui alguns exemplos de seu uso da terra e da sustentabilidade na arquitetura como o Museu do Rio e do Remo em Henley-on-Thames, na Inglaterra, que se adapta ao terreno inclinado e à margem do rio; a Galeria Hepworth Wakefield em Wakefield, na Inglaterra, que se inspira nas formas das antigas fábricas de tijolos da região; e o Museu Jumex na Cidade do México, que se destaca por sua fachada de pedra vulcânica e seu telhado inclinado que cria uma praça pública.
Chipperfield recebeu o prêmio em uma cerimônia em Atenas, Grécia.
Sir David é um grande exemplo de inspiração para a profissão e para a próxima geração de arquitetos que devem enfrentar os desafios da mudança climática e da desigualdade social.
Saiba mais em:
Fonte das imagens: wikipedia